sábado, 20 de abril de 2013

Transformando um Shopping num Edifício Comercial

Esta estrutura de 5000 m² originalmente concebida como um mini mall, após várias mudanças de função, foi alugado o imóvel para a agência de publicidade TBWA para ser usado como um edifício de escritórios.
Um desafio importante era deixar luz natural nos espaços dos escritórios. Assim, certas mudanças estruturais foram introduzidas.
1 – A galeria foi ampliada, as escadas rolantes no meio do  ex-”mall” foram removidas e substituídas por novas escadas de luz com risers abertos. Além disso, a luz zenital foi aumentada.
2 – Novas janelas se abriram na fachada traseira.
3 – Espelhos, piscinas e salas de reflexão, espaços transparentes foram criadas.
4 – O telhado do pátio na entrada do estacionamento sub 3 interior foi removido e com isso foi fornecido luz para este nível.
TBWA é conhecida por ser uma agência criativa na Turquia e, assim, buscou refletir a sua identidade no espaço. Após discussões com a administração da agência, foi decidido que os novos escritórios não funcionariam apenas como espaços de trabalho, mas sim para abrigar uma série de eventos de curadoria e organizações, bem como painéis, áudio-visuais e eventos.
Conseqüentemente, o caráter global da agência é tranquilo e sereno, os espaços de trabalho são instalados em torno das áreas comuns e resolvidos opticamente, sem tocar um ao outro. As zonas de trabalho, salas de reuniões são transparentes, a galeria central é coberta com o mesmo material acústico de madeira, obtendo-se assim um espaço neutro que pode servir como um pano de fundo para um mini museu a ser criado nas zonas comuns.