sábado, 20 de abril de 2013

Incrível Metrô futurista de Estocolmo

Imagem: Alexander Dragunov
Em alguns lugares, parece uma caverna gigante – ou talvez a base de um vilão de Bond. Em outros, assemelha-se a uma estação espacial de ficção científica. E depois há a parte que parece um navio sangue correndo por algum tipo de ciborgue gigante. No entanto, não importa qual das 90 estações do metrô de Estocolmo decoradas que você visite verá algo incrível.
O sistema de metrô de Estocolmo tem sido chamado de “o mundo de exposições de arte mais longo”, com 68 milhas (110 km) de comprimento e contém contribuições espetaculares de mais de 150 artistas, este é definitivamente um título que se encaixa. Anders Åberg e Karl-Olov Björk são os artistas por trás da estação Centrum Solna.
Apesar de muitas das estações de metro de Estocolmo parecem notavelmente moderna e futurista, um pouco da arte e arquitetura na verdade remonta décadas. Na verdade, a campanha inicial para trazer a arte para o metrô de Estocolmo, foi lançado em 1950, por artistas Vera Nilsson e Derkert Siri. A primeira estação a obter uma reforma foi a T-Centralen, em 1957, mas, os seus desenhos de azulejos ainda hoje tem uma sensação incrivelmente contemporânea.
As obras de arte subterrânea estam cheias de variedades. Aqui vemos  artistas surreais como Takashi Naraha da estação Vreten “cubos céu”.
Tomar o metrô é muito mais emocionante e menos mundano em Estocolmo do que é na maioria das outras cidades.