terça-feira, 16 de abril de 2013

Confira boas opções de piso para apartamentos novos


Analisar as características de cada material é fundamental na hora da escolha

Texto: Redação WebCasas | Fotos: Divulgação

Depois de quase dois anos de espera, finalmente, a construtora entregou o seu apartamento. Tudo lindo, novinho, com cheiro de tinta fresca. Só um pequeno “problema” começa a tirar o seu sono: que piso instalar na sala, no corredor e nos quartos, já que a construtora só entregou o piso das áreas molhadas? Madeira, cerâmica, porcelanato ou granito? Você deve escolher um só tipo para todos os ambientes ou pode variar?

Avalie o tamanho do apartamento – O seu apartamento é pequeno? Se sim, melhor optar por um só piso em todos os ambientes. A continuidade do material dará uma sensação de amplitude que pode valorizar muito o seu novo lar. Caso este não seja o seu caso, você pode escolher até dois tipos diferentes, por exemplo uma madeira mais nobre na sala e um piso laminado nos quartos, ou um porcelanato na sala e madeira na área íntima.

Observe a insolação – Antes de decidir se instalar um piso ou outro, leve em conta a posição do seu apartamento em relação ao sol. Se a sua unidade ficar direcionada para o sul e receber menos luz solar, exclua os pisos frios, como porcelanatos, cerâmicas e pedras. No inverno, quando o seu apartamento quase não será aquecido pelo sol, esse pequeno cuidado fará muita diferença.

Já no caso da sua unidade receber luz solar excessiva, lembre-se: as madeiras e pisos laminados podem ser mais sensíveis e se deteriorar mais rápido com a incidência direta dos raios solares. Então se você não gosta de cortinas e persianas que podem auxiliar a barrar pelo menos um pouco esses raios, não opte por esses materiais.

Espessura dos materiais – Esse é um ponto muito importante. Verifique qual a espessura máxima que os materiais poderão ter. Por quê? Para que o nível do piso da sala, dos quartos e dos corredores não fique alto demais e você tenha de cortar a parte de baixo das portas. E se você vai colocar dois tipos diferentes de material no piso, não se esqueça de pedir ao pessoal da mão-de-obra que mantenham o mesmo nível nos dois materiais, evitando criar degraus desnecessários.

Para não ter dúvidas quanto a isso, procure essa informação no memorial descritivo entregue juntamente com as chaves do apartamento ou ligue diretamente para a construtora.

Cores e texturas – Tente evitar materiais com tons muito chamativos e com texturas muito fortes. Tons neutros e discretos cansam menos. Outro ponto importante: nada de comprar cerâmicas ou porcelanatos que imitam pedras ou madeiras. Nem o brilho nem a textura serão iguais aos materiais originais.

Cumpridas as etapas acima, veja agora as características de cada tipo de material.

* Madeira (assoalhos, tacos e piso pronto): pode ser utilizada tanto na área social como na área íntima do apartamento. Encontrada na forma de assoalhos, com peças normalmente de grande longitude, ou na forma de tacos ou parquets, com dimensões menores. Após a instalação, que dependerá do tipo de peça que você escolheu, as peças serão lixadas e receberão uma resina protetora. Há também a opção de utilizar os chamados pisos prontos. Esses pisos, também feitos de madeira maciça assim como os assoalhos e tacos, já vêm com a camada de resina de fábrica e possuem um sistema de encaixe que facilita a instalação.

* Pisos laminados: recebem este nome porque são feitos a partir de um substrato revestido com lâminas, que podem ser de madeira natural, no caso dos pisos laminados de baixa resistência, ou de celulose, que são os de alta resistência. Mais baratos que os pisos de madeira, são de fácil instalação e fáceis de limpar. Mas atenção: ainda que tenham um toque muito agradável e se pareçam muito aos pisos de madeira, você vai notar diferença no toque e no som produzido ao caminhar sobre ele. Não se esqueça de pedir a colocação da submanta acústica, para diminuir os ruídos.

* Cerâmicas e porcelanatos: significam praticidade, resistência e pouca absorção de água. Do grupo dos pisos frios, são ótimas alternativas para apartamentos em regiões quentes. Há uma vasta diversidade de padrões e acabamentos: lisos, brilhantes, acetinados, opacos. E a variedade no tamanho das peças também impressiona. Atualmente, a tendência são as placas de grandes dimensões, como 1,0 m x 1,0 m. Mas só opte por elas se o seu apartamento tiver dimensões generosas. Caso contrário, não vale a pena investir em peças grandes, porque, em geral, elas são mais caras e você terá de fazer muitos recortes.

* Pedras (mármores, granitos, limestone etc.): representam nobreza, praticidade e durabilidade. Os pisos de pedras naturais fazem parte do grupo dos pisos frios. Podem durar muitos anos, desde que cuidados de forma correta. Um pano úmido é suficiente para a limpeza e é aconselhável evitar produtos químicos, que podem manchar as pedras com o tempo. Procure utilizar pedras menos porosas, pois serão menos absorventes. Como são naturais, os veios e a tonalidade das placas podem variar de uma peça para outra. Portanto, se você quer uniformidade esse não é o seu produto. E para que não haja variações gritantes de tonalidade, procure sempre comprar peças de um mesmo lote.
 
 
Compartilhe:
 
Tags:

 
 
 

 
 
 
 

Álbuns relacionados

Icones
PISOS E PAREDES09/04/2013

Pisos e revestimentos com aspecto natural

Pisos e revestimentos com aspecto natural Os porcelanatos da linha Sonar Vestige, da marca espanhola Aparici, apresentam um toque vintage e reproduzem a ação do tempo sobre a madeira Linhas criadas pela arquiteta Ana Cristina de Souza Gomes para a Solarium Revestimentos exibem texturas que vão da madeira ao concreto O porcelanato Albero Nativa, da Viarosa, está disponível em diversas cores e texturas de cascas de árvores
Icones
ILUMINAÇÃO21/03/2013

Valorize a decoração com a iluminação

Valorize a decoração com a iluminação Neste ambiente, a iluminação destacou dois pontos: foi inserida no desnível do gesso e utilizou focos de luz para a mesa de jantar A luz atrás de móveis traz como resultado um ar mais intimista ao espaço  Uma sensação semelhante é transmitida ao instalar a luz em vãos
Icones
PISOS E PAREDES11/03/2013

Conheça os revestimentos personalizados

Conheça os revestimentos personalizados O modelo Athos é um dos sete padrões da coleção Concreta da Oca Brasil Outro modelo é o Ikat. Todos estão disponíveis em dez opções de cores: verde, azul, violeta, vermelho, laranja, castanho, amarelo, cinza claro, cinza escuro e preto O cliente seleciona uma das versões (a imagem corresponde ao modelo Pixel) e escolhe até três cores entre as dez disponíveis