sábado, 20 de abril de 2013

Otimizando Espaço: Módulos Aéreos para o Rack e Despensa Improvisada

Hoje o assunto é voltado aos imóveis pequenos e a eterna busca pela maximização do espaço útil. Daria um grande livro, uma tese de doutorado. Fica a dica!
Enquanto não chegamos lá, continuo postando por aqui algumas estratégias que vou encontrando para fazer do espacinho um espação. E, como vou mostrar hoje, às vezes coisas bem simples fazem uma grande diferença.
Em primeiro lugar, desde que comprei o Rack da sala, quase 1 ano atrás, imaginei que um dia colocaria algum tipo de módulo aéreo na parede, pois era um espaço vago que eu poderia usar para guardar copos, taças, canecas, etc.  Os móveis da cozinha simplesmente não davam mais conta de tudo!!!
Então fui lá de volta na ETNA (onde comprei o rack), ver as possibilidades. Entre muitos nichos, prateleiras e módulos aéreos de racks, optei por dois módulos aéreos quadrados brancos (uma vez que as réguas do rack também são brancas), e achei que faria uma composição simpática, fora do usual, mas sem nada extravagante –  queria manter o ar clean que tentei conferir à sala.
Vamos então as fotos!
nichos modulos aereos brancos sala
Gostei do resultado: combinou com o resto dos móveis, e não ficou nada pesado. Também achei moderno! O branco ficou bem contrastante com o cinza da parede, o que é legal. E acho importante falar que para minha proposta específica, era essencial que os módulos tivessem portas, já que eu queria fazer deles uma “continuação” dos armários da cozinha.  Eles não são meramente estéticos. Vamos ver o que cabe num deles?
modulo aereo branco estante tijuca interno
Como vocês podem ver, cabe bastante coisa. Chega de tudo amontoado! O sistema de abertura é através de toque. No fim das contas, foi algo funcional que até deu um up na sala, pois sempre achei aquele espaço meio vazio. Pois então, agora tá completo! Se você gostou, vale ressaltar que você pode fazer diferentes combinações com esses módulos, colocando em alturas diferentes ou coordenando com prateleiras etc. As possibilidades são inúmeras.
Esses módulos vocês podem encontrar no próprio site da ETNA. Tem a versão dele sem portas, também.
Já a outra coisa que venho mostrar pra vocês tem a ver indiretamente com a Estante do Quarto! Lembra que disse que sobraram 4 prateleiras? Pois bem, 2 delas eu usei no meu próprio quarto, em cima da escrivaninha, como mostrei aqui, e as outras duas eu resolvi colocar na cozinha, também como forma de ampliar o espaço útil.
despensa cozinha prateleiras brancas
Dessa forma, eu ganhei uma mini-despensa, onde pude colocar liquidificador, tostadeira, sanduicheira, e coisas do gênero. Coisas que ocupam espaço e que também serviram para desafogar os armários.
Importante notar que a altura foi pensada de forma à evitar possíveis acidentes. Como a cozinha é estreita, as prateleiras não podiam ser muito baixas, de outra forma corria o risco de ficar esbarrando nela, ou dando com a cabeça.
E assim a gente vai encontrando formas de trabalhar com o que temos, sempre maximizando os espaços.
E é o que temos pra hoje! Acho que finalmente agora vou poder me dedicar a série de posts que prometi, me voltando para um olhar crítico sobre as compras que fiz, minha experiência com elas, se houve problemas, e como foi a assistência (ou falta dela) das lojas/fabricantes. Fiquem ligados! ;)