terça-feira, 16 de abril de 2013

Horta no apartamento




Se você acha que ter horta é só pra quem mora em casa e tem quintal, está muito enganado. Além de decorar seu apê, você vai ter temperinhos sempre frescos...


Se você acha que ter horta é só pra quem mora em casa e tem quintal, está muito enganado. Além de decorar seu apê, você vai ter temperinhos sempre frescos e sem agrotóxicos! Então, que tal montar a sua própria horta de apartamento?
São vários os temperos e ervas que podem ser cultivados em vasos: cebolinha, salsinha, manjericão, alecrim, orégano, coentro… Alguns você encontra em lojas de jardinagem na forma de mudas, ou em sementes que você encontra em qualquer mercado.
Escolha um lugar que pegue sol direto durante uma parte do dia para deixar suas plantinhas. A minha horta fica na varanda. Ah, e não esqueça de regar com frequência: elas ficam bonitas e felizes!
Para montar os vasinhos, você vai precisar de algumas coisas:
  • vaso com furos para drenar a água
  • pedrinhas para ajudar na drenagem
  • pedrinhas para cobrir e decorar o vaso
  • mistura de terra + humus de minhoca + areia (o solo deve ser mais arenoso para esse tipo de planta)
Coloque as pedrinhas no fundo do vaso e coloque a mistura de terra por cima. Se você comprou mudas, faça uma camada de terra, coloque as mudas, preencha os espaços com mais terra e cubra a terra com pedrinhas (elas vão ajudar a manter a umidade e deixar o vasinho bem mais bonito).
Se são sementes, coloque pedras e a mistura de terra no vaso, espalhe as sementinhas e cubra com mais 1 dedo de terra. Regue com frequência. Depois de alguns dias, você vai começar a ver brotos verdinhos nascendo no seu vaso – é tão legal quando você vê os primeiros “filhotinhos” brotando! :)
Encontrei algumas ideias bacanas de horta para apartamento. Inspire-se!