segunda-feira, 29 de abril de 2013

Copa do Mundo: Decoração feita com lixo

Alunas, com a ajuda do Zé Lixão, preparam decoração para a Copa do Mundo

O clima da Copa do Mundo já tomou conta da cidade e, enquanto a seleção brasileira não entra em campo, é tempo de preparar a decoração das ruas e casas. O Zé Lixão, muito preocupado com o desperdício gerado com as tradicionais bandeirinhas, visitou uma oficina que mostra como fazer enfeites com sucata. O projeto "Jogando Limpo com a Copa", do Galpão das Artes da Comlurb, tem o objetivo de diminuir a quantidade de lixo que vai para o meio ambiente.

- Se comprássemos os enfeites, depois iriam virar lixo. A gente pegando o nosso lixo de cada dia e transformando em decoração, são dois lixos que deixaram de ir para a natureza - explicou a artista plástica Teresinha Larcher, professora da oficina.

Segundo ela, os alunos não chegam com um pensamento ecológico, mas ao trabalharem com as garrafas pet e outras sucatas acabam refletindo sobre o processo de reciclagem.

A assistente social Rosa Maria Alves da Conceição, de 56 anos, estava fazendo um lustre com fundos de garrafas e pretende decorar a janela de sua casa.

- Vou ensinar à minha mãe. É bom poder reaproveitar o que iria para o lixo fazendo algo útil e bonito. Por mim, guardaria tudo que é sucata. Meu marido até me chama de Zé Lixão - brincou ela.

Já a diretora da Escola Municipal José Apoim, no bairro Colégio, foi aprender como fazer os enfeites para, junto com as professoras, decorar o pátio.

- Poder fazer os enfeites com lixo é fantástico. Vamos usar também na festa junina, natal e o que mais puder - disse a diretora.

Os alunos produziram uma bolas grandes e coloridas que servem para pendurar na parede e no teto, além de bonequinhos com as cores das seleções. O Zé Lixão aprovou a ideia e já colocou a mão na massa para fabricar os enfeites.
Para reaproveitar os alimentos o Sesi-RJ oferece oficinas no programa Cozinha Brasil.
Veja a receita da Quiche de casca de abóbora:
Ingredientes:
Massa:2 xícaras (chá) de farinha de trigo1 gemaSal a gosto3 colheres de sopa de margarina3 colheres de sopa de água
Recheio:½ de xícara (chá) de cebola picada1 dente de alho2 colheres de sopa de óleo2 xícaras (chá) de casca de abóbora½ xícara (chá) de águaSal a gosto
Creme de queijo:2 ovos½ xícara (chá) de leite2 colheres de sopa de queijo parmesão
Modo de fazer:Para a massa, misture todos os ingredientes deixando por último a água. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Abra a massa sobre o fundo da assadeira com a ajuda de um rolo e filme plástico, deixando sobrar à borda. Fure a massa com um garfo, para que não se formem bolhas ao assar. Asse em formo pré-aquecido até dourar. Para o recheio, refogue em uma panela a cebola e o alho no óleo. Acrescente a casca de abóbora ralada, junte a água e cozinhe. Verifique o sal e deixe esfriar. Coloque o recheio sobre a massa. Para o creme de queijo, bata no liquidificador o ovo, acrescente o leite e o queijo parmesão. Despeje sobre o recheio da casca de abóbora e leve para assar em formo pré-aquecido até o creme de queijo dourar.

Rendimento: 8 porções Tempo de preparo: 1h30m

Valor calórico da porção: 245,36 Kcal