terça-feira, 16 de abril de 2013

Escolhendo o imóvel: Não esqueça de algumas coisas!


Quando eu fui buscar meu imóvel tinha muito claro algumas coisas que não podia esquecer, uma delas era a garagem porque no outro apartamento que morava isso não foi levado muito em conta e no fim descobri que é muito chato acordar 7h para tirar o carro, ou bater a campainha do vizinho 22:30 pra trocar de vaga comigo, ou manobrar o carro de outra pessoa.
Outros 2 pontos eram o valor do condomínio e a posição do sol. Pois bem, esses eram alguns entre tantos, os quais fui descobrindo quando fui em busca pra comprar meu apartamento.
Fiz uma lista de coisas que devem ser levadas em consideração - no meu ponto de vista - alguns descobertos pela própria experiência, alguns pela experiência dos meus amigos.

1.  Posição do sol em relação ao imóvel.

Isso realmente é muito muito importante. Eu queria muito sol. Na cidade em que moro é frio, então não queria passar mais frio dentro de casa. Em relação ao banheiro faz grande diferença já que o bolor não é algo agradável. No meu apartamento anterior nunca batia sol no banheiro e o mofo fazia a festa. Hoje tenho um lugar muito agradável para morar, o sol bate em todos os cômodos.

2. Vaga na garagem (individual ou compartilhada e o tamanho da vaga).
3. Área de manobra na garagem.
4 . Valor do condomínio (segundo o que é oferecido)
5. Projeto elétrico 
Tomadas nunca são demais, por isso tem que ver se a quantidade é suficiente e a posição delas. Mexer nisso quando ainda não tem piso colocado ainda é facil, mas perceber só depois que não tem tomada na parede que precisa e que o piso está posto é um problema. Se o imóvel já está com o piso e não quer se quebrar nada, aí tem que apelar pras canaletas, mas não fica legal esteticamente.
Ainda, pontos de luz indireta, com finalidade decorativa, tem que ter um interruptor separado para não ficar tudo aceso (a não ser que se queira isso)... pode parecer óbvio, mas eu esqueci de pedir, ainda bem que o eletricista perguntou... mas se o seu eletricista não perguntar ou o meu não tivesse perguntado? aí já era...
6. Projeto hidráulico (por que quando se quer furar a parede, só se quer furar ela)
7. Nível de barulho na rua. 
Tem que se passar na rua do imóvel várias vezes, em dias da semana diferentes, final de semana, à noite também...
8. Nível de barulho no prédio
Vale lembrar que se o prédio tiver salão de festas é melhor evitar morar perto dele.
Também, se o prédio não for novo, vale a visita em dias e horários diferentes.
9. Impermeabilização no piso do banheiro (fácil de ver se tiverem construindo ainda)
10. Isolamento acústico 
Senão você (e vice-versa) compartilha demais da vida do vizinho. Com o isolamento já se escuta, sem isolamento....
11. Posição dos cômodos acima e do lado que fazem divisas com suas paredes e teto.
Nem sempre há simetria, então, melhor não ter a parede do seu quarto dividindo com a cozinha do vizinho.
12. Vista que se tem.
Se é uma coisa que você valoriza, então não dá para insistir em um lugar que quando se abre a janela dá de cara com uma parede ou com a janela do vizinho.
13. Aquecimento à gás ou elétrico 
Quando o imóvel tiver um banheiro só, o chuveiro tem que ser elétrico; se for à gás, um dos chuveiros deve ser elétrico.
Como o aquecimento à gás demora, mesmo com mais de um chuveiro é bom ter um elétrico para aquele banho que você precisa que seja mais rápido.