quinta-feira, 2 de maio de 2013

Decorando a casa com pouco dinheiro

Assim como a grande maioria das pessoas que leem este blog, preciso dar um passo de casa vez. Tenho uma boa vida, mas estou longe de viver de forma nababesca. Por conta da mudança, estou completamente sem grana para decoração.

Vamos executar o meu projeto todo, mas aos poucos, mês a mês. Quem sabe em um ano ou dois a casa fique efetivamente pronta. Só que me incomoda demais ver a casa meio acoxambrada e sem identidade. Resolvi então começar a dar pequenos toques de decoração, mesmo que seja uma decoração provisória, assim os cantinhos ganham vida própria e depois poderemos aprimorar as idéias conforme a grana for pintado.

Ainda antes de  nos mudarmos, em um passeio na feirinha de Itaipava, descobri um box que vendia imagens do Rio de Janeiro. As imagens eram diagramadas por uma designer que deu uma roupagem super diferente nas fotografias. Com as imagens transformadas, ela faz inúmeras peças super bacanas, tem porta-copo, porta-chaves, ganchos para pendurar roupas, caixinhas e mil outras idéias. Eu comprei 6 jogos americanos, que se não me falha a memória, custaram R$35,00 cada. A idéia inicial era emoldurar cada uma loja tipo a Moldura Minuto, usando paspatur largo para dar um “UP” e colocar nas paredes. Só que para emoldurar cada jogo americano gastaríamos cerca de R$100,00, multiplicando por 6, gastaríamos a bagatela de R$600,00 para decorar uma parede. Nenhuma chance de fazer isso de imediato! Guardei os jogos americanos no armário.

Triste com a longa e branca parede do corredor de entrada do apartamento, me veio uma idéia. Porquê não colar os jogos americanos direto na parede sem emoldurar? Como eles não tem alça para pendurar (afinal não são quadros), resolvi tentar a fita dupla face do tipo banana, que usamos nas festas de aniversário. Não é que deu certo?!  Aqui o pulo do gato é medir a parede com trena e marcar o posicionamento vertical e horizontal das placas com lápis, antes de começar a colar. Deixar tudo retinho vai fazer toda a diferença! Não deu uma super vida no corredor!


Outro pequeno movimento que fiz para decorar a casa, foi comprar umas plantinhas. Estive na CADEG no último domingo é não resisti a compra margaridinhas, que custavam a bagatela de R$2,50! As plantas lá são muito baratas! Ainda dá para aproveitar o passeio e almoçar com a família. Nós fomos ao “Costelão” e eu super indico! A comida estava uma delícia!

Coloquei minhas plantinhas nos baldinhos metálicos que comprei no Saara para o chá de bebê da Duda – para quem quiser relembrar os baldinhos com flores de jujuba que fiz é só clicar aqui – e pronto! Dei uma senhora enfeitada no passa-pratos inacabado (como vocês podem ver ainda está no cimento, aguardando a chegada da Mancada em marcenaria, laqueada branca). Tá vendo como R$5,00 podem fazer um milagre na sua casa?!



Outra dica boa é usar porta retratos na decoração, eu adoro fotografia e acho mesmo que elas tem que sair do HD para enfeitar a casa! Comprei alguns porta-retratos de mesmo modelo no Saara por R$9,90 cada um dos pequenos (10×15) e 12,90 os grandes (15×21), separei umas fotos e comecei a enfeitar o que podia.

Nas pontas do Rack, fiz grupinhos de porta-retratos de mesmo modelo, compondo fotos horizontais e verticais para dar um ar de casa de revista. Para complementar algumas revistas “casa e comida” e “casa Cláudia”. Fazer pequenas pilhas para dar altura e organizar as mais edições mais recentes em forma de leque, dá um tremendo charme!

Lembra daquele aromatizador de ambientes que você aprendeu a fazer aqui. Ele também pode fazer parte da decoração! Basta compor o vidro e as varetas com alguns porta-retratos e revistas, que eles além de deixar o ambiente mais cheiro, deixam ele mais bonito também!



Aproveitando a liquidação anual da ETNA, que por sinal estava imperdível, compramos alguns presentinhos para a casa nova, dentre eles um relógio de espelho, que foi paixão a primeira vista! Toda cozinha tem que ter um relógio. E como os adornos de parede são pouquíssimos na cozinha, o relógio tem que ser escolhido a dedo, tem que ter um design legal, que combine com a casa. Este que eu escolhi custou R$89,90 e já apareceu até em projeto de sala de cliente, na versão 3 relógios na vertical com o horário dos países que são os próximos destinos do casal, idéia simpática né?

A última dica de hoje: Enfeitar paninhos para decorar e alegrar a casa! As estampas fofas estão totalmente em alta! È só combinar bem as cores, juntar tecidos fofinhos com bolinhas coloridas bem vibrantes e criar com isso que você vai ter uma casa linda, delicada e aconchegante. O melhor de tudo? Não é preciso muita grana para transformar seus ambientes!
Eu peguei os restos de tecidos das festas das crianças e fui transformando em toalha,  almofadinha, passadeira e jogo americano! Até os panos de prato que comprei por R$10,00 cada 4 unidades na feirinha de Itaipava ganharam glamour com as bolinhas aplicadas! Na verdade, quem fez todas as costurinhas foi minha avó – a mesma que me ajuda com os doces das festas das crianças. – Como bem dia a minha mãe, eu adoro projetar e colocar os outros para execurtar! Ela está certa, isso é uma tremenda verdade. Ainda bem que a minha avó compra as minhas loucuras e se amarra em colocar meus planos em prática! Me diz se ela não é totalmente Criative-se?



Beijos e até semana que vem!
PS: Quem quiser mais dica de decoração barata, pode levantar o dedo e avisar nos comentários. Se eu achar que o tema teve boa aceitação, volto em breve com novas dicas!

veja mais em http://apartamentocerto.blogspot.com.br/