Para facilitar todo esse procedimento, a Caixa Econômica Federal vem, há alguns anos, anualmente lançando o seu Feirão. Neste, comprar e vender o seu imóvel, seja novo ou usado, casa, apartamento ou terreno, fica bem mais simples.
A Caixa ainda não divulgou os horários e datas, mas, ao que tudo indica, em 2013 o procedimento será muito parecido com o doa ano passado. Confira as datas e locais de 2012:
Os eventos de 2012 aconteceram das 10 às 20h em 13 cidades, sendo 11 capitais.
Nos dias 04, 05 e 06 de maio nas cidades:
- Belo Horizonte/MG – no ExpoMinas do Gameleira
- Brasília/DF – no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
- Recife/PE – No Centro de Convenções Recife
- Rio de Janeiro – no Riocentro
- Salvador/BA – no Centro de Convenções de Salvador
Nos dias 18, 19 e 20 de maio nas cidades:
- Curitiba/PR – no Marumby Expo Center
- Fortaleza/CE – no Centro de Convenções
- São Paulo – no Centro de Exposições Imigrantes
Nos dias 25, 26 e 27 de maio nas cidades:
- Campinas/SP – no Shopping Iguatemi
- Porto Alegre/RS – no FIERGS
- Uberlândia/MG – no UB Center Convention
Nos dias 08, 09 e 10 de junho nas cidades:
- Belém/PA – no Hangar Centro de Convivência da Amazônia
- Florianópolis/SC – no Centro de Convenções da cidade.
Além disso, a Caixa também tem o seu site oficial, com compras e vendas acontecendo o ano todo, através do endereço: http://www.feirao.caixa.gov.br/portal/public/feirao.
Financiamento para imóvel comercial, como solicitar
Hoje em dia a maior parte da população ao adquirir um novo imóvel optar por fazer um financiamento. Porém, além dos preços altos no mercado imobiliário atual, muita gente encontra dificuldade na hora de proceder o seu financiamento, devido as incontáveis burocracias para realiza-lo.
Em contrapartida a esta situação, a Caixa Econômica Federal tem realizado uma vez por ano em várias capitais o Feirão da Casa Própria, onde vendedores, compradores e agentes da Caixa podem encontrar os mais diferentes tipos de imóveis e efetuar o negócio, já com o financiamento encaminhado de forma acelerada.
As taxas de juros representam, hoje, as mais baixas do mercado, variando entre 4 e 9% mais a TR – Taxa Referencial. Além de imóveis novos e usados, também é possível comprar aqueles que ainda estão na planta, tanto para casas e apartamentos residenciais quanto comerciais.
Para comprar um imóvel ou anunciar, a Caixa também promove o site do Feirão, disponível durante o ano todo. Basta você acessar e selecionar a sua cidade, escolher o tipo de imóvel que você quer, restrição de valores, localização etc. Em seguida, quando encontrar algo do seu agrado, com o número da oferta, você deve comparecer a uma agência da Caixa, onde o financiamento pode ser dado início de forma rápida e acelerada.
Para quem possui o FGTS, uma vantagem de fechar negócio com o crédito imobiliário da Caixa, é que você pode utilizá-lo de imediato, sem necessitar de autorizações. Podendo usá-lo como entrada, 80% para abater a dívida ou amortizar o saldo devedor. Acesse o site http://www.feirao.caixa.gov.br/portal/public/feirao e confira hoje mesmo as ofertas na sua região.
Comprando imóveis novos
Quem quer comprar um imóvel novo certamente já deve estar pensando em como fazer se não tiver todo o valor em mãos. Até mesmo aqueles que querem partir do zero devem ter em mente os tipos de financiamentos mais adequados para cada situação e como não ser prejudicado pelos juros altos.
Uma vez a ano a Caixa Econômica Federal realiza o Feirão da Casa Própria em diversas capitais do país, reunindo em um mesmo lugar compradores e vendedores, a fim de facilitar o processo de financiamento e realiza-lo em um mesmo dia. Porém, mais do que isso, a CEF também disponibiliza no site oficial do Feirão http://www.feirao.caixa.gov.br/portal/public/feirao a chance de você conferir o ano todo os anúncios de pessoas da sua região, podendo fechar negócio apenas contatando uma das agências da Caixa da sua cidade.
O financiamento feito pode ser de até 100% do valor, com parcelamento de até 30 anos para o pagamento. As taxas de juros variam de 4 a 9%, sendo a mais baixa do mercado atualmente. Uma vantagem desse crédito é que ele também pode ser usado para projetos que ainda estão na planta.
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser usado no caso da compra do imóvel, sendo que ele pode ser dado como entrada, tendo possibilidade de amortizar até 80% da dívida ou do saldo devedor.
No site do Feirão da Caixa você encontra o simulador, uma ótima opção para conseguir ter uma ideia de quanto ficariam as parcelas, qual seria a taxa de juro aplicada etc. Uma ótima ideia para obter seu novo imóvel com um juro baixo e garantia da qualidade do processo.
Feirão caixa 2013 em BH
Comprar um novo imóvel ou vender não tem sido uma tarefa tão fácil, pois, com tantos juros e despesas que as pessoas encontram no caminho, fica difícil chegar a um consenso e pagar uma quantia justa. Com isso, fica cada dia mais difícil conseguir a tão sonhada casa própria que todo brasileiro deseja.
Apesar de se ter diversos tipos de financiamentos atualmente, não é sempre que encontramos um que se adeque a nossa renda e possibilidade de pagamentos. Por essa razão, a Caixa Econômica Federal m realizado o seu Feirão da casa própria há vários anos, possibilitando a venda e a compra de maneira mais simples e rápida.
O Feirão tem passado por diversas capitais brasileiras, inclusive BH. Mas, além de comprar durante este período que ocorre uma vez ao ano, geralmente em maio, a Caixa também mantem suas portas abertas para quem quiser fazer sua compra ou venda durante o resto do ano, disponibilizando o seu site oficial http://www.feirao.caixa.gov.br/portal/public/feirao a possibilidade de você encontrar e anúncios e também anunciar.
Através do site, você seleciona o seu Estado e a sua cidade para verificar os anúncios, mas ainda tem outra opção chamada ‘Simulador’. Nesta você pode de fato simular um financiamento, com o valor total da casa, entrada ou não, valor das prestações etc.
Para o ano de 2013 ainda não se tem confirmação do local que será o Feirão da Caixa Econômica, tampouco a data, mas, ao que tudo indica, ele será próximo dos dias do ano passado e no mesmo local. Confira abaixo onde e quando foi o Feirão da Caixa de BH em 2012:
Nos dias 04, 05 e 06 de maio:
- Belo Horizonte/MG – no ExpoMinas do Gameleira.
Comprando imóveis usados
Quem está a procura de ter a sua casa própria e conseguir, enfim, realizar o tão desejado sonho brasileiro, certamente já deve ter percebido que existem muitas pedras no caminho. Pois, além dos preços de imóveis serem elevados, o procedimento para a realização de financiamento tem sido bem devagar.
Para acelerar o processo, a CEF – Caixa Econômica Federal tem realizado há alguns anos o Feirão da casa própria, onde muitas capitais são contempladas para receber o evento. Nele compradores e vendedores de imóveis levam suas propostas e tem a possibilidade de fechar negócio no próprio dia, com vários agentes da Caixa facilitando o processo do financiamento.
A vantagem do crédito imobiliário da Caixa é que ele serve para imóveis novos, na planta e também usados. Podendo financiar até 100% do valor e ainda parcelar para pagamento em até 30 anos, com taxas de juros que variam entre 4 e 9% mais a TR – Taxa Referencial.
Nos dias de hoje essas são as melhores taxas do mercado, sem contar a possibilidade de você utilizar o seu FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para dar entrada podendo amortizar 80% da dívida ou do saldo devedor. Como o financiamento é realizado pela Caixa, a liberação do fundo é imediata.
Através do site oficial do Feirão da Caixa http://www.feirao.caixa.gov.br/portal/public/feirao você pode consultar durante o ano todo quais são as ofertas em sua cidade, podendo fechar negócio através de uma agência da Caixa que, através do portal, contatará o vendedor e poderá realizar o financiamento para você com bastante agilidade. No site ainda é possível encontrar um simulador, no qual você poderá verificar as mais diferentes formas de financiar um imóvel usado.
Credito para financiamento de construção
Nos dias de hoje comprar a casa própria ou construí-la está cada vez mais difícil, pois, além dos preços elevados do mercado imobiliário, quem necessita financiar algum valor encontra um caminho cheio de dificuldades e um processo que demora a terminar para conseguir o crédito.
Por essa razão, a Caixa Econômica Federal tem feito anualmente há vários anos o Feirão da casa própria, onde muitas capitais recebem o evento, reunindo compradores e vendedores, além dos agentes da Caixa, os quais adiantam e facilitam todo o procedimento do financiamento.
O lado bom do crédito imobiliário da Caixa é que além de imóveis novos e usados, o financiamento também pode ser feito para casas que ainda estão apenas na planta. Com as taxas mais baixas do mercado atual, variando entre 4 e 9% + TR – Taxa Referencial, essa oportunidade se torna um ótimo negócio.
O financiamento pode ser feito até 100% do valor, sendo parcelado em, no máximo, 30 anos. O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser usado para a entrada e 80% pode servir para amortizar a dívida ou, então, o saldo devedor (para aqueles que derem algum valor de entrada).
Além dos eventos anuais, a Caixa disponibiliza seu site do Feirão http://www.feirao.caixa.gov.br/portal/public/feirao durante o ano todo, com ofertas e anúncios disponíveis de acordo com cada cidade. Ao se interessar por algo, basta você se dirigir a uma agência com o código da oferta em mãos que o financiamento por meio do Feirão fica mais acelerado e mais rápido. Vale a pena também experimentar o simulador do site, ótimo para ter noção de quanto você estará gastando.
Comprar imóvel na planta
Para conseguir comprar o seu imóvel próprio, é preciso analisar com calma todas as oportunidades e ter em mente o que é preciso para economizar. Com o mercado imobiliário em alta, é necessário ter sempre a noção de todos os lados e ponderar muito bem as opções.
Quem quer comprar um imóvel ainda na planta, sabe que essa é uma alternativa mais em conta, porém com poucos recursos monetários disponíveis. A CEF – Caixa Econômica Federal tem duas modalidades de financiamento para imóveis na planta ou em fase de construção.
Uma das modalidades é pelo aproveitamento do FGTS, confira algumas regras desta modalidade:
Construção de unidades habitacionais em terreno próprio;
Aquisição de terreno e construção de unidades habitacionais;
Produção de lotes urbanizados;
Reabilitação de empreendimentos urbanos.
Limite de renda familiar
O limite máximo de renda mensal varia em função da modalidade escolhida conforme abaixo:
Construção em terreno próprio e aquisição de terreno e construção;
Até R$ 5.400,00: exclusivamente para financiamento de imóveis situados nos municípios integrantes de regiões metropolitanas ou equivalentes municípios-sede de capitais estaduais, ou municípios com população igual ou superior a 250.000 habitantes:
Para os beneficiários enquadrados no Programa do Governo Federal – Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, a renda familiar é até R$ 5.000,00;
Até R$ 4.300,00: nos demais municípios;
Produção de lote urbanizado e na modalidade parceria, a renda familiar bruta está limitada a R$ 3.100,00 – independente do município e da região;
Reabilitação de empreendimentos urbanos até R$ 4.300,00.
Limite de financiamento
O limite do valor financiado varia em função da modalidade escolhida e da localização do empreendimento.
Construção em terreno próprio e aquisição de terreno e construção:
De R$ 10.000,00 até R$ 170.000,00: Distrito Federal, municípios integrantes das Regiões Metropolitanas ou equivalentes dos Estados de SP e RJ;
De R$ 10.000,00 até R$ 150.000,00: municípios com população igual ou superior a 1.000.000 (um milhão) de habitantes ou em municípios sede de capitais estaduais;
De R$ 10.000,00 até R$ 130.000,00: municípios com população igual ou superior a 250.000 (duzentos e cinquenta mil) habitantes ou em municípios integrantes de Regiões Metropolitanas ou equivalentes, inclusive aquelas integrantes da Região Integrada do Distrito Federal e Entorno – RIDE;
De R$10.000,00 até R$ 100.000,00: municípios com população igual ou superior a 50.000 (cinquenta mil) habitantes;
De R$10.000,00 até R$80.000,00: demais regiões;
Produção de lotes urbanizados:
De R$ 10.000,00 até R$ 28.000,00: para todo território nacional.
Reabilitação de empreendimentos urbanos:
De R$ 10.000,00 a R$ 80.000,00: para todo território nacional.
Já a outra modalidade pelos recursos do SBPE, confira as regras:
Limite de renda familiar
Não há limite, entretanto só é permitido o comprometimento de no máximo 30% da renda familiar bruta com o encargo mensal.
Limites de financiamento
No SFH – Sistema Financeiro da Habitação:
Limite máximo: Até R$ 450.000,00 por unidade com taxa de juros pós ou pré- fixada.
Limites mínimos de:
- Taxa de juros pré-fixada: R$ 50.000,00;
- Taxa de juros pós-fixada: R$ 20.000,00.
Fora do SFH – contratado apenas com taxa de juros pós-fixada:
Limite máximo: Não há limite por unidade, sendo limitado à capacidade de pagamento do solicitante.
Limite mínimo: R$ 25.000,00.
Limite de valor de avaliação do imóvel, pela CAIXA, para fins de enquadramento
No SFH: Até R$ 500.000,00;
Fora do SFH: Acima de R$ 500.000,01.
Quota de financiamento
O percentual máximo de financiamento do valor do imóvel é de até 90%, incidindo sobre o menor dos valores, entre compra e venda e avaliação do imóvel efetuada pela CAIXA, respeitado o limite obtido na avaliação de risco de crédito.
Consulta de extrato do FGTS
O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado nos anos 60 a fim de proteger aquele trabalhador demitido sem justa causa. Dessa maneira, no início de cada mês o empregador é obrigado a depositar em conta aberta na Caixa Econômica o valor de 8% sobre o salário do funcionário.
Segundo o site da CEF, quem tem direito ao FGTS são os funcionários com contrato de trabalho formal, regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema, a critério do empregador.
O saque do FGTS pode acontecer mediante as seguintes situações:
Em caso de demissão sem justa causa:
Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) – homologado pela DRT ou sindicato quando o vínculo for maior do que 1 ano – ou cópia de sentença irrecorrível da Justiça do Trabalho, quando a rescisão resultar de reclamação trabalhista.
Em caso de rescisão antecipada de contrato a termo, sem justa causa:
Caso não conste anotação do contrato por prazo determinado na Carteira de Trabalho, deve-se providenciar cópia do contrato de trabalho por prazo determinado;
Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT).
Em caso de término de contrato a termo:
Caso não conste anotação do contrato a termo na Carteira de Trabalho, deve-se providenciar cópia do contrato de trabalho por prazo determinado;
Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT);
Cópia da ata da assembleia, que deliberou o afastamento ou ato próprio da autoridade competente.
Em caso de término de contrato a termo de diretor não empregado:
Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT);
Cópia da ata da assembleia, que deliberou o afastamento ou ato próprio da autoridade competente.
Consulte a opção Documentação Necessária e confira os documentos exigidos nos demais casos de saque de recursos do FGTS.
Para saber sobre o saldo do seu benefício, basta acessar o site https://sisgr.caixa.gov.br/sisgr_portal/internet.do?segmento=CIDADAO, cadastrar uma senha e informar os dados necessários.
Documentação para negociação com a Caixa
Com o passar do tempo, muitas vezes acabamos nos envolvendo em algumas dívidas e fica cada vez mais difícil quitar todas elas. Isso acarreta em ficar com o nome sujo na praça, além de nos fazer perder a credibilidade, impossibilitando a compra de diversos tipos de bens.
Por mais que não pareça, essa situação é bem comum e os bancos já estão facilitando o modo de negociação. A Caixa Econômica traz recursos de créditos, financiamentos e os mais diversos tipos de serviços, com juros baixos e parcelas pequenas. Porém, mesmo assim, como trabalhar com dinheiro é sempre um risco, a própria empresa já prepara o melhor tipo de atendimento para esses clientes.
Para poder dar início a sua negociação, é necessário se cadastrar no site, na parte pessoal do Internet Banking, onde existe a possibilidade de entrar na aba ‘Propostas de Negociação’. Caso isso fique inviável, visto que é necessário ter sua própria conta e acesso a internet, é possível realizar o cadastro nas agências da Caixa.
Normalmente, os processos exigem a apresentação de cópias dos documentos comprobatórios, exigidos pela Instrução CVM Nº. 301, de 16 de abril de 1999 e suas atualizações. Caso ainda fique difícil entrar em contato pela agência ou pela internet, a Caixa oferece um telefone exclusivo para negociações, pelo número 0800-726 0505.
Segundo o site da Caixa, os documentos exigidos são os requeridos na abertura da sua conta corrente na CAIXA para atendimento das exigências de acordo com a instrução CVM supracitada; contudo, poderá exigir a qualquer tempo e critério a apresentação de documentos complementares ou que venham a ser necessários para o cadastramento por meio eletrônico.
Financiamento de apartamentos
Conseguir ter o seu próprio imóvel tem se tornado cada vez mais difícil nos dias de hoje. A burocracia dos bancos para conceder créditos imobiliários e financiamentos somado ao valor elevado do mercado de vendas tem feito com que muitos brasileiros desistam do sonho da casa própria.
Por essa razão, a CAIXA Econômica Federal tem trazido o Feirão da Casa Própria uma vez por ano em diversas capitais do país. Reunindo, em um único ambiente, compradores, vendedores e agentes da Caixa, a ideia é facilitar o processo do financiamento, assim como de toda a compra e venda.
Com os menores juros do mercado atualmente, o financiamento da Caixa tem entre 4 a 9% de juros + TR – Taxa Referencial. Podendo dividir em parcelas mensais em até trinta anos, a Caixa é o único banco que fornece a possibilidade da retirada do FGTS imediatamente, sem necessidade de pré-aprovação.
Nessa modalidade, o FGTS pode ser usado em até 80%, podendo servir para a entrada ou, então, para amortizar o saldo residual da dívida. Outra vantagem do financiamento Caixa é que o apartamento pode ainda estar na planta para ser comprado, sem a necessidade de esperar a construção.
Quem tem interesse em fazer negócio, pode ver os vários anúncios da sua cidade no site do Feirão da Caixa, que fica ativo o ano todo, através do endereço http://www.feirao.caixa.gov.br/portal/public/feirao. Nele o banco disponibiliza anúncios para quem objetiva vender, bem como os deixa visível para os futuros compradores.
Se você se interessar por algo, basta anotar o número da oferta e entrar em contato com uma agência da Caixa mais próxima de você, assim o atendimento rápido e facilitado é feito.
veja mais em http://apartamentocerto.blogspot.com.br/